quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Abrindo conta no Canadá

Olá!
Vou contar um pouquinho sobre nossa "vasta" experiência bancária no Canadá.
Como eu disse antes, ainda estamos aguardando o pedido de exames médicos, e portanto estamos no Canadá com visto de turista. Isso, como vocês devem imaginar, dificulta uma série de coisas pra gente, uma delas é a abertura de conta corrente.
Uma exigência dos bancos na abertura de contas é a apresentação de 2 documentos de identificação, dos quais pelo menos 1 tem que ser canadense (PR, driver's licence, etc.), o que obviamente não tínhamos.
Porém, pesquisando pela internet (santo Google!) descobrimos a possibilidade de abrir uma conta ainda como turistas em um dos bancos canadenses, o TD Canada Trust.
Munidos de passaporte e carta de motorista (ambos brasileiros) fomos atá lá conferir essa informação.
Inicialmente fomos ao RBC (Royal Bank of Canada) por curiosidade. Fomos ultra bem atendidos, só faltaram esticar um tapete vermelho pra gente, mas de fato as regras do banco são claras e o documento canadense é imprescindível para a abertura da conta. Nem mesmo a boa vontade da atendente (que até ligou para a central do banco para saber se existia alguma exceção para essa regra) foi suficiente. Saimos de lá sem uma conta corrente.
Em seguida fomos ao TD Canada Trust, que também está na lista dos maiores bancos canadenses e tem ABMs em qualquer canto. Fomos super bem atendidos da mesma forma. A gerente que nos atendeu foi incrivelmente simpática e não teve pressa nenhuma. Conversou bastante com a gente, explicou tudo bonitinho e, mais ainda, abriu nossa conta usando apenas os documentos brasileiros. É claro que a conta não tem nada de crédito, mas serve perfeitamente para as minhas necessidades (cartão de débito, cheque e para guardar/usar o $ que trouxer do Brasil). O cartão de débito é entregue na hora, assim como uma senha provisória para acessar a conta pela internet. Como não sabíamos dizer o número de transações que necessitaríamos por mês, ela cadastrou o melhor pacote de serviços (que mesmo assim só custa $12.95/mês) e isentou a gente dessa tarifa por 3 meses, para que a gente tenha acesso ilimitado à conta e não pague nenhuma tarifa até descobrir qual a nossa necessidade de transações mensais e escolher o pacote mais adequado.
Ela ainda disse que o TD oferece para os imigrantes recém-chegados um cartão de crédito (com limite modesto, é claro) sem se preocupar com a falta de histórico de crédito, ajudando o imigrante a iniciar um histórico.
Quando eu estiver com o visto de RP eu conto se isso é mesmo verdade! ;)
Beijos a todos!
Pati

8 comentários:

  1. Excelente, assim vocês podem transferir o $ do Brasil pro Canadá via wire transfer pagando dólar comercial e sem se preocupar com traveller's, Visa Travel Money etc. Nós chegamos aqui com a conta do HSBC aberta e foi ótimo.

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    Exatamente, até já fizemos nossa primeira transferência internacional de $. Fizemos através do Itaú Personnalité, que disponibiliza essa transação pela internet. Depois que a transação foi feita e autorizada, o $ chegou aqui em 1 dia útil. Incrível!

    ResponderExcluir
  3. Oi Pati, que bom que vc gostou da proposta do nosso blog!!! Espero em breve colocar a lista no ar, a idéia é agregar os blogs em um único lugar que facilite a comunicação entre os blogueiros. Adorei o blog de vcs também!!!
    Vcs pretendem exercer medicina no Canadá?
    Um grande abraço e vamos manter contato!!
    Td de bom pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pati!Obrigado pela visita e pelas palavras.Não tenho dúvida que serei muito feliz e bem sucedido no nosso novo país.Não tem "urubu" que consiga mudar esta minha idéia!rsrsrs...e vcs como estão por ai?vcs foram como skilled ou sponsored?abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita ao nosso blog :) Excelente escolha o TD viu? Tinhamos conta no Scotiabank mas a taxa de la eh altissima depois que passa o periodo "free" do imigrante. Escolham no TD uma conta que tem transacoes free ilimitadas se vc deixar pelo menos 3.000 parados na conta. Voce nao paga taxa nenhuma mesmo!

    Quanto a universidade, estou fazendo o que eles chama de continuing education. Eh como se fosse uma pos sim mas me da um certificado e nao um "titulo" :)

    Abracos e toda a sorte do mundo!

    ResponderExcluir
  6. oi Pati! nossa...escreva um post sobre a InterApoio sim! quem sabe não ajude qm tá começando o processo? como tá o seu?
    bjs Pam

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela força!Vms comemorar!Bom fds p vcs tb!bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Pati! Vc abriu a conta no TD estando ainda no Brasil? Não estou localizando agencia do TD aqui. Tem branch em SP?
    Grande abraço,

    ResponderExcluir