sábado, 24 de agosto de 2013

O Primeiro Emprego Canadense

Nossa mudança para Saskatoon foi bastante apertada financeiramente. Imaginem só: eu parei de trabalhar no Brasil em maio de 2012, o marido em Setembro. Viemos para cá em outubro. Até a mudança não tínhamos absolutamente nenhum income, só estávamos gastando nosso pé-de-meia... e mesmo depois da mudança continuamos só gastando. 
Além dos custos previsíveis de aluguel, luz, telefone e afins, tivemos muitos gastos extras, especialmente relacionados ao processo de validação da medicina. Não vou ficar fazendo cálculos aqui, mas vou dizer que nosso pé-de-meia, que achávamos que era bom, foi inteirinho nesses 8 meses desempregados.

Quando já estávamos no limite do desespero, planejando trabalhar no Walmart, Dollarama ou qualquer outro emprego não relacionado à nossa área, resolvemos dar uma passada no Newcomer Information Centre. Chegamos lá numa sexta-feira à tarde, fomos atendidas por uma funcionária muito prestativa, mas que não sabia como nos ajudar. Quando estávamos quase indo embora, uma outra funcionária, que estava ao telefone, nos abordou: "Eu ouvi que vocês são médicos? Eu conheço uma pessoa que precisa de ajuda, e com um background médico seria melhor ainda". Ela nos deu um papel com o nome e endereço da pessoa que deveríamos procurar e disse "Boa sorte".
Saímos de lá diretamente para o endereço que ela nos deu. Encontramos a pessoa (Geeta) e descobrimos que o lugar é uma clínica de medicina de família e um centro onde eles realizam pesquisas clínicas. A Geeta é uma farmacêutica que coordena os estudos, e o marido dela é o médico responsável e dono da clínica. Por uma sorte que só pode vir de lá de "cima", o study coordinator que trabalhava para ela estava saindo, e ela iria contratar alguém para o lugar dele. Ela gostou tanto da gente que inventou uma segunda vaga para poder contratar nós 2 (eu e o Temps). Depois de um tempo trabalhando lá tive a chance de descobrir quantas pessoas com boa formação aplicaram para aquela vaga... e por algum motivo (de lá de cima) ela optou por nós 2. E totalmente às cegas: ela não pediu um documento e nenhuma comprovação de que somos médicos. Simplesmente confiou! No segundo dia já tínhamos a chave do office e acesso a tudo na clínica!

De lá pra cá tudo tem sido maravilhoso (estamos trabalhando há 3 meses). O marido dela (médico) tem bastante experiência em auxiliar imigrantes, e tem nos ajudado muito. Nossa função na clínica tem aumentado, e a cada dia ganhamos mais responsabilidades. Desenvolvemos lá uma Travel Clinic. E claro, garantimos nosso tão necessário income até o processo de validação de medicina terminar. E o melhor de tudo: já recebemos oferta de continuarmos na clínica como médicos quando tivermos nossa licença!!!

Eu não sei o que fizemos para merecer isso ou o que ela viu na gente. Mas sei que serei eternamente grata pela ajuda que eles tem nos dado. Não poderia querer mais nada!


18 comentários:

  1. Pati, que história maravilhosa! Eu não sei muito sobre o processo de validação para medicina, só ouço falar que é longo e caro. Que bom que vocês conseguiram um emprego relacionado à área de vocês enquanto passam por esse processo chatíssimo! Tem gente que vai mesmo trabalhar na Dollarama enquanto espera... Deve ser bem ruim!

    Espero que, agora que você voltou para a blogosfera imigrante, você escreva mais posts sobre Saskatoon e sobre essa província desconhecida para a maioria dos imigrantes. Eu tenho super curiosidade de conhecer mais sobre o Canadá!

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lidia!
      Bota longo e caro nisso... fico me policiando a nem fazer a conta, porque se eu fizer o desespero vai ser grande! Mas com certeza esse emprego caiu do ceu. Estar erm contato com pacientes, prontuarios e termos tecnicos e, alem de tudo, ainda ganhar salario eh fantastico!
      Vou fazer um post sobre Saskatoon sim! Adoro esse lugar, preciso mostrar pras pessoas. Afinal, quase ninguem conhece Saskatchewan!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, Pati! Que maravilha! Fiquei feliz por vocês dois!
    Quando é para dar certo, somos guiados para o caminho que nos fará chegar lá, né? :)

    Prazer em te conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaque!
      Acredito muito nisso que vc disse. As vezes ficamos tao ansiosos que nao acreditamos que td tem um porque... mas la na frente a gente acaba enxergando! Foi assim com a imigracao, tem sido assim agora...
      Prazer meu te conhecer. Estou adorando ler seu blog!!!
      Se um dia vier a Saskatoon me avise!
      Beijos

      Excluir
  3. Pati, que maravilha!!!! com certeza foram as mãos de Deus sobre vcs.... que o Senhor continue abrindo portas... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tenho a menor duvida disso, Re!
      Obrigada pelas palavras, sempre acalentadoras!
      Beijao!!!

      Excluir
  4. Que final feliz...eh bem como dizia aquele ditado: "o que eh do homem o bicho nao come", ou seja, vcs foram para o lugar certo na hora certa com ajuda daquela moca do telephone. E a vaga era de vcs, so precisavam chegar ate la..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh isso mesmo, Marilia!
      Quem dera a gente conseguisse se lembrar disso nos momentos de ansiedade...
      Beijao!!!

      Excluir
  5. Nossa Pati, fico muito feliz, mas muito mesmo por vcs terem conseguido esse emprego!!! O que tem que ser, será! Vcs só precisavam estar no lugar certo e na hora certa!
    Além do ditado da Marília vcs também já não ouviram o ditado de que "Deus escreve certo por linhas tortas"? Então, não tinha que dar certo em Calgary, por isso que o diploma de vcs não foram aceitos, vcs tinha quem estar em Saskatoon!
    Tudo de bom para vcs e continue postando!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus escreve MESMO certo por linhas tortas...
      Meu processo de imigracao, que tinha previsao de demorar 8 meses, demorou quase 3 anos... na epoca eu queria morrer de raiva/desespero/desesperanca... hj sei que teve um porque.
      Ate o ano passado, Saskatchewan so aceitava medicos de paised de lingua inglesa. Agora abriu pro resto do mundo. Se eu tivesse vindo em 2010/2011 como planejava, nao daria certo em Alberta (pelo mesmo motivo que nao deu certo agora) E NEM EM SASKATCHEWAN!!!! Ai sim eu estaria desesperada. Nao tenho duvidas agora: vim na hora que era para eu vir mesmo!
      Obrigada pela forca!
      Beijao!!!

      Excluir
  6. Parabéns, espero que tudo corra bem daqui para frente, pois quanto mais médicos brasileiros aí, melhor...rs. Boa sorte nessa nova empreitada, estou torcendo por vocês. Enquanto isso, corro aqui também, mas um pouco inconformado e descrente com todo esse processo para nós, médicos, abraços!!
    Edgar Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forca ai, Edgar! Pode ter certeza de que, uma vez inserida no mercado, vou fazer tudo que puder para facilitar o processo de outros colegas medicos. Espero poder fazer o seu processo menos "doloroso" do que o meu! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  7. Pati! Que lindo! Adorei! Vc ja tinha me falado desse trabalho, mas nao como tinha acontecido! Realmente era para ser! Super feliz por voces! Tb tenho novidades do lado de ca! Vamos bebemorar ai em Outubro! bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van!!!!
      Fiquei tao triste de ir a Calgary e nao conseguir te ver... mas td bem, sei que vc estava curtindo com a familia!!!!
      To curiosa para ouvir as novidades... eh tao gostoso qdo as coisas comecam a dar certo...
      Espero vcs em algumas semanas... com certeza vamos bebemorar muuuuito!!!
      beijos!

      Excluir
  8. Parabens, e muito sucesso daqui para frente.

    ResponderExcluir
  9. Oi "cai" no seu blog hj e ate me faz chorar, pois sei da angustia de estar por ai e nao ver as coisas andarem, termos gastos maiores, por mais q sejamos simples e td mais.. Enfim! Otima experiencia...familia unida!
    Que Deus abencoe! E aproveito o fim do verao por ai!
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Pati, muito interessante o seu post, assim como o blog. Sou estudante de medicina no Brasil e tenho interesse em realizar residência no Canadá, mas gostaria de mais informações para me inteirar mais sobre o assunto. Se puder me ajudar com informações em relação ao processo de revalidação do diploma como tempo de espera, gasto médio no país durante esse período com alimentação, moradia, transporte...( para um pé de meia) desde já agradeço....

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma pessoa com uma energia e uma vontade incriveis!!!

    ResponderExcluir