terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Retrospectiva 2014

Oi, gente! Sera que ainda tem alguem passando por aqui? Eu admito que, se estou agora falando sozinha, a culpa eh toda minha... da minha ausencia por 1 ano inteiro... DESCULPA!!!

Vou usar esse post para fazer uma retrospectiva do que foi 2014 - o ano mais produtivo de nossas vidas (embora uma verdadeira 'emotional rollercoaster')... vou citar, sem grandes explicacoes, alguns termos/projetos/programas, e aos poucos vou escrevendo posts mais detalhados sobreesses temas especificos (aceito sugestoes de posts).

Janeiro/2014: o Temps foi chamado para participar do SIPPA, um programa de SK para avaliar se os medicos estrangeiros estao prontos para praticar na provincia, sem depender de vaga de residencia medica (prometo escrever um post inteiro sobre ele em breve) . Eh um programa relativamente novo (iniciou em 2011), que rapidamente se tornou a melhor e mais promissora porta de entrada para medicos estrangeiros. Eu, ainda enroscada com um dos meus documentos medicos que foram enviados para verificacao, nao fui chamada. Continuei no meu trabalho com pesquisas clinicas enquanto ele foi 'se aventurar'. O SIPPA envolve 3 provas (diferentes das 3 provas do Medical Council of Canada - MCC) e, para os aprovados, um periodo de 12 semanas trabalhando como medico sob supervisao, com avaliacoes semanais. O Temps passou nas 3 provas, e teve que viajar para Meadow Lake (cerca de 3 horas distante de Saskatoon) para trabalhar sob supervisao por 3 meses. Foi um tempo dificil, nunca tinhamos ficando distantes por tanto tempo... mas a causa era tao importante, que tivemos que aguentar! O periodo de avaliacao dele durou ate Maio, quando ele (finalmente) voltou a Saskatoon e recebeu a licenca para atuar como medico! Ah, detalhe: em maio, antes de terminar, ele tambem fez (e passou) a ultima das provas do MCC, e agora eh um 'Licentiate of the Medical Council of Canada'!

Meadow Lake - clinica onde ele ficou por 3 meses
 
 O SIPPA acontece 3 vezes ao ano, em Janeiro, Maio e Setembro. Eu tinha certeza de que eu seria chamada em Maio, ja que pouco depois que ele comecou o SIPPA dele, aquele meu documento 'enroscado' deu certo. Mas em Maio eu me decepcionei imensamente quando nao fui chamada. Eu acho que chorei uns 3 dias seguidos, e depois segui a vida. Continuei trabalhando no mesmo lugar, enquanto o Temps iniciava na clinica dele. Ele esta praticando medicina em Saskatoon desde Junho de 2014.
Clinica nova - Dr. Eduardo Santos Temperine

Em Julho comecamos o processo de comprar uma casa. Estavamos mesmo querendo mudar para uma casa com quintal para nossa filha canina, mas eh muito dificil achar um imovel 'pet friendly' por um preco razoavel. Acabamos assinando contrato de compra de uma casa recem construida. Como o basement nao estava finalizado, e queriamos alguns outros detalhes (deck e quintal com cerca), marcamos a data de posse para 01 de Outubro.

A casa escolhida - agora nossa!!!

Ainda em Julho eu fui contactada pela Saskatoon Health Region, que me selecionou para  SIPPA de Setembro. Em 11 de Setembro eu comecei o meu SIPPA. Eu tambem passei nas 3 provas, e acabei indo para Melfort (2 horas distante de Saskatoon) para meu periodo de 3 meses trabalhando sob supervisao. Fui para Melfort apenas 2 dias apos tomar posse da casa nova, deixando dezenas de caixas por desfazer em casa. Ainda em outubro eu fiz a terceira (e ultima) prova do MCC, e tambem passei! Dia 26 de dezembro acabei meu periodo de supervisao e, finalmente, pude voltar para casa e finalmente me mudar de vez (desempacotar dezenas de caixas)!!!

Aceita para participar do SIPPA em Setembro/2014

Dia da mudanca - Outubro/2014

Outra coisa boa sobre 2014: ganhei mais amigos em Saskatoon:
Ana Lucia, Marcio e Lais, uma linda e querida familia que veio de QC para Saskatoon! 
Ju e Douglas, um casal de amigos que conheci em Calgary, foram aceitos para o mestrado na University of Saskatchewan, e desde Agosto estao morando aqui!!! 
Quem sabe alguem mais vem em 2015?

Lais, Douglas, Marcio e Ana Lucia - churrasco para aproveitar o verao!


Dezembro: como eu ainda nao tinha terminado meu periodo de trabalho (estava de plantao no ultimo dia, 26 de dezembro), passamos o Natal em Melfort, apenas eu, Temps, minha mae, meu irmao e cunhada. Foi um Natal calmo, atipico, mas maravilhoso. Tinhamos muito a agradecer...

Em 2014, passamos 6 dos 12 meses do ano em cidades diferentes, incluindo nossos aniversarios e nosso aniversario de casamento, o que nao foi facil. Mas em apenas 12 meses nos dois terminamos o processo de validacao e conseguimos licenca para trabalhar como medicos, e ainda compramos uma casa... foi o ano mais produtivo de nossa vida... um ano que eu jamais esquecerei, e pelo qual sempre serei muito grata! Continuamos mais certos do que nunca sobre a decisao de vir para o Canada... amamos Saskatoon, a cidade que nos conquistou em 2010 e que, anos depois, seria nossa porta de entrada para a medicina no Canada... as vezes nao consigo acreditar como a vida tem sido generosa com a gente... MUITO A AGRADECER!!!

Matando a saudade

Tenho recebido dezenas de emails com duvidas sobre imigracao, Saskatchewan e/ou sobre medicina no Canada. Eu tenho tentado, na medida do possivel, responder a todos. Mas meu email me prega pecas de vez em quando, entao se voce eh uma das pessoas que me escreveu, e sente que foi ignorado por mim, por favor reencaminhe o email pra mim. Prometo tentar responder dessa vez!

Obrigada a todos que tem feito parte de nossa jornada... sei que sempre tivemos muita gente torcendo por nos. Obrigada! Que 2015 seja um ano maravilhoso para todos nos, e que muitos outros imigrates realizem seus sonhos!

16 comentários:

  1. Olá Pati!!! Descobri seu blog e ao ler sua retrospectiva foi como te conhecesse há seculos! Fiquei muito feliz mesmo!! Parabéns pelas conquistas, que venham ainda mais motivos para comemorar! Meu nome é Thalita, sou médica recém formada e estou planejando tentar me mudar e seguir meu caminho também no Canadá! Sou casada e meu marido é engenheiro. Estamos ansiosos! Gostaria muito de conversar mais com vc, ouvir suas experiências e tirar dúvidas, me inspirar nesse sucesso e ganhar um gás para esse sonho! Um abraço e toda felicidade para vcs!! Thalita

    ResponderExcluir
  2. Se possível me passe seu email ou me mande um alô no meu email mesmo, please!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thalita!
      Obrigada pela mensagem e pelos votos!
      Vou te mandar um email!
      Bjos

      Excluir
  3. Olá! Meu marido foi aceito para o doutorado na University of Saskatchewan. Estamos planejando nossa mudança para agosto... Estamos realizando um sonho, mas já estou com um frio na barriga. Adorei saber que tem outros "brasileiros doidos" que tiveram coragem de encarar uma mudança dessas kkkk Parabéns pelo blog e pelo sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Veronica! Que legal que voces estao vindo!!! Acredite, nao precisa ser doido para querer ficar aqui... voces vao se apaixonar com certeza! Espero conhece-los em breve! Beijos

      Excluir
  4. Oi querida
    Voce nao imagina a felicidade em saber noticias suas e saber que deu tudo certo!!Voces merecem!!
    Te mandei alguns emails
    Beijos
    IRAJA ANDRADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iraja, meu querido! Sei muito bem o quanto voce sempre torceu por nos! Que o futuro traga novidades maravilhosas na sua vida, e que o Canada nunca te decepcione! Beijos!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pati Querida,
    Quanto tempo!!
    Menina, muito me emocionei lendo teu post.
    -Parabéns pelas conquistas flor! Vocês super merecem e marido e eu ficamos muitooo felizes por vcs.
    Que lindo!!
    Deus os abençõe grandemente.
    Bjs de Luz.
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, sua linda! Qto tempo mesmo!!!! Obrigada pela torcida e pelos parabens! Super beijo pra voce, pro maridao, pro Jimmy e pra Perola!

      Excluir
  7. Parabéns para vcs 2! Realmente 2014 foi o ano da reviravolta para vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eduardo! Nao conhecia voce ou seu blog... agora que descobri vou ler tudo!!!! Beijos!

      Excluir
  8. Que orgulho desses amigos! Parabens Parabens e muitos parabens! Vcs merecem!
    Estamos com saudades!! Emilio esta com saudade da Bambolina!
    bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá.. Estou querendo cursar Medicina no Canada, como funciona tudo por aí?
    Você poderia me enviar um email me explicando de compensa me mudar do Brasil para o Canada??

    Email: dayacavalari@hotmail.com

    Tudo de melhor para você e seu marido!
    Grande beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Legal! Conte mais como foi sua experiência. Estamos querendo ir pra lá no ano que vêm. Se puder entrar em contato!

    Olá Canadá - Viagem & Turismo!

    Abraços,
    Dan & Jo

    ResponderExcluir
  11. Ola, eu e meu esposo gostamos muito do blog de vocês. Parabéns pela coragem e determinação. Acabamos de chegar aqui em Saskatoon e gostaríamos muito de conversar com brasileiros aqui. Vou deixar meu e-mail para contato.

    amanda-martins@live.com

    ResponderExcluir