segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Catching Up 2 - Comprando uma casa no Canada

Ha pouco mais de um ano estamos morando na nossa casa nova... impressionante como o tempo voa! Vou contar aqui como foi nosso processo de compra da casa, e os primeiros steps para que isso aconteca:

1) Historico de Credito: ao chegar ao Canada, comece a construir seu historico de credito. Seu 'credit score' eh muito importante na hora de pedir qualquer loan ou mortgage, por exemplo. Como recem-chegados, geralmente demoramos um tempo ate conseguirmos uma boa pontuacao. Para construir um bom historico, voce deve pagar suas contas SEMPRE em dia. Alem disso, pequenos loans pagos corretamente ajudam a somar pontos, mas cuidado para nao ter emprestimos demais, pois os bancos podem achar que sua divida eh alta demais, e te negar um novo emprestimo/mortgage... se voce quiser ler mais sobre isso, clique aqui para um explicativo do proprio governo canadense,

2) Conhecimento: Viva um tempo de aluguel na cidade escolhida, para que voce se familiarize com os bairros e estabeleca suas preferencias... defina se o ideal para voce e sua familia eh um condo, uma townhouse ou uma casa. Entenda os custos e responsabilidades envolvidas com cada um dos tipos de moradia.

3) Dinheiro: prepare-se financeiramente para a compra da casa e os gastos envolvidos no processo. Para comprar o imovel voce precisara dar no minimo 5% do valor da casa como down payment (entrada), e esse dinheiro nao pode ser emprestado pelo banco. Alem disso, no momento da compra voce precisara arcar com gastos de 'home inspection', advogado, property taxes, insurance, etc. Esteja preparado!

4) Broker: contrate um broker. Eles trabalham para as instituicoes financeiras, e sao pagos por elas ao fecharem um mortgage pra vc. Isso significa que voce nao precisara pagar do seu bolso, e que eles tem todo o interesse em encontrar um credor para voce. O broker geralmente trabalha com diferentes instituicoes, e tem o poder de conseguir as melhores taxas de juros para seu mortgage.

5) Budget: defina seu budget. O seu credor te dara um valor maximo pre-aprovado para voce procurar um imovel, mas isso nao eh o bastante. Faca suas contas, entenda seus numeros... ninguem quer ser 'house poor', ne?

6) Realtor: contrate um agente imobiliario para ajudar no seu 'house hunting'. Eles sao especialistas no processo e podem te ajudar muito! O pagamente do realtor eh feito pelo vendedor do imovel, e a comissao eh dividida entre o realtor que representa o vendedor e o realtor que representa o comprador. Se voce nao contratar um realtor, e tentar negociar diretamente com o realtor do vendedor, voce provavelmente acabara pagando mais do que o necessario pela casa, ja que o realtor esta com os interesses do vendedor em mente... contrate um realtor pra lutar pelos SEUS interesses tambem!

7) House-hunting: comece a procurar seu imovel. Muitos websites divulgam os imoveis, mas o meu preferido eh o 'realtor.ca'. Use filtros para nao se perder na busca. Visite pessoalmente as casas que te interessarem. Mantenha seus criterios de 'must-haves' ou 'deal-breakers' na cabeca, para nao se arrepender depois!

8) Oferta: faca uma oferta pela casa. Para isso voce deve contar com a 'expertise' do seu realtor e levar em consideracao como esta o mercado atual. As vezes o preco de compra eh menor do que o 'asking price', mas dependendo da localizacao e da situacao do mercado, o preco de compra pode acabar sendo bem mais alto do que o asking price, principalmente se voce se ve numa situacao de 'multiple offers', ou seja, com outros potenciais compradores fazendo ofertas pela mesma casa que voce.

Nos compramos nossa casa diretamente da construtora, a Montebello Homes. Escolhemos nossa casa principalmente pelo 'corner lot' e pelo layout do piso principal, alem do fato de que a casa tinha um 'legal suite' no basement, que eh um apartamento completo (com cozinha, laundry e entrada separadas da casa de cima), onde minha mae agora mora. Usamos o servico de broker do Scott Tremblay, da iSask, que adoramos e recomendamos. Essa eh nossa casa:






Um comentário:

  1. Que casa grande e linda!!! A minha vai ser assim, com um quintal enorme pra criar meu baby Ozzy e os futuros 😍

    ResponderExcluir