segunda-feira, 16 de julho de 2012

Interapoio - a nossa experiência

Faz tempo que as pessoas me perguntam por que eu não estava feliz com a assessoria da Interapoio, e eu acho que eu estou devendo de uma resposta...

Eu e meu marido decidimos imigrar em 2008, depois que eu voltei da minha primeira viagem ao Canadá, em muito influenciados pelo meu irmão e minha cunhada que imigraram naquele ano (obrigada, Dimi e Au!). Assim que decidimos pela imigração começamos a tomar todas as providências necessárias para entrar com o processo o mais rápido possível, inclusive adiantando em 6 meses o nosso casamento civil, que seria em dezembro de 2009, e foi adiantado para junho daquele ano. Contratamos o serviço dessa empresa ainda em julho de 2009, pensando que seria a melhor solução, já que somos médicos e, na época, achávamos que não tínhamos tempo para lidar com os formulários.

Passamos à empresa todas as nossas informações, e eles mesmo preencheram os formulários em agosto de 2009. Eles nos disseram que a primeira fase do processo (que na época era o período entre o envio dos formulários e o pedido dos documentos) demoraria cerca de 3 meses. Após 4 meses, preocupada pelo prazo que já havia expirado, entrei em contato com a empresa para perguntar se já deveríamos preparar a documentação que seria enviada a seguir. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que os nossos formulários ainda não haviam sido enviados por falta de assinatura!!! Pagamos a empresa justamente porque não sabíamos direito como as coisas funcionavam, eles viram que faltava assinatura e nem sequer se deram ao trabalho de nos avisar!!!! Ficamos revoltados, mas no dia seguinte (01/12/2009) fomos pessoalmente à empresa para assinar o que faltava. Pedimos prioridade no envio, já que havíamos perdido muito tempo, o que aparentemente não aconteceu, já que meu processo só foi aberto pelo consulado quase 2 meses depois (27/01/2010)... isso porque no momento de vender o contrato, o Francisco nos garantiu que todas as nossas correspondências seriam levadas imediata e pessoalmente ao consulado, e que todas as correspondências do consulado seriam retiradas pessoalmente por algum representante da empresa...

Na época que aplicamos (agosto de 2009), a previsão do tempo de processamento era de apenas 8 meses, já que era o processo novo, que começou super veloz. E, de fato, as pessoas que realmente aplicaram naquela época, terminaram seus processos em tempos bem curtos. Com o atraso, nosso processo caiu no "limbo" dos processos antigos após a mudança de 2010, tanto que agora, em julho de 2012, 3 anos após a assinatura do contrato com a Interapoio, ainda esperamos a finalização do nosso processo...

Mesmo com essa mancada descomunal, a empresa continuou nos tratando com descaso. Sempre que ligávamos lá ouvíamos que o Francisco não estava. Quando mandávamos e-mail, a resposta demorava 7 a 10 dias para vir, e era sempre extremamente sucinta, do tipo "é demorado mesmo", "nada a fazer agora" ou "precisa aguardar". Nunca recebemos um e-mail decente do Francisco.

Além disso, as correspondências que deveriam ser retiradas pessoalmente no consulado, conforme promessas feitas na contratação, eram entregues via correio comum e endereçadas ao advogado da empresa, que fica em Ontario!!! Ou seja, o que deveria ser retirado imediatamente ou enviado pelo correio em pouco tempo para São Paulo, acabava indo até o Canadá para depois voltar, o que nos garantiu mais atrasos no processo (por exemplo, o pedido de atualização de documentos de julho de 2011 só recebemos 3 semanas após).

Pra finalizar, eu e meu marido decidimos tirar a Interapoio como nossa representante legal. Descobrimos qual a papelada que deveríamos preencher e levamos pessoalmente ao consulado, que no mesmo dia já fez a exclusão. Poucas semanas depois recebemos o pedido dos exames médicos e dos passaportes já no nosso endereço, o que nos proporcionou uma emoção impagável, não só pela emoção de receber o tão esperado envelope pardo na nossa casa, mas também pela confirmação de que agora não dependemos mais de empresa nenhuma, a gente mesmo pode cuidar da nossa imigração com o cuidado que só o próprio imigrante pode ter...

Ah, e detalhe: ou até hoje a Interapoio nem sabe que não é mais nossa representante, ou ignorou o fato. Porque faz muitos meses que não temos notícias deles...

Essa é minha história. Tenho certeza de que cada um tem uma opinião diferente sobre isso. Só posso dizer o que eu sei do meu caso, cada um tira as conclusões que quiser... não tenho nenhuma intenção de persuadir ninguém, só concordo com o que foi falado no último encontro de imigrantes em Sampa: se eu não conto a minha história, posso estar prejudicando alguém, que pode passar pelo mesmo problema. Se forem começar o processo sozinhos, preencham tudo com muito cuidado. Se forem contratar alguma assessoria, vcs têm que se fazer muito presentes para evitar problemas como o meu e, claro, não confiar cegamente em ninguém... porque ninguém quer ver seu processo finalizado com sucesso mais do que vc mesmo...

23 comentários:

  1. Parabens, estava para fazer meu contrato com a Interapoio, mediante seus relatos, paramos por aqui. Obrigada por ajudar ao iniciantes ao caminho correto que devemos trilhas, sei que vc somente relata o que ocorreu com vc e seu marido, mas atendimento é tudo , nao seguiriamos pensando que ja sabiamos o que poderia acontecer , parabens pelo pedido de exames, desejo a vocês sucesso, bem o nosso daremos entrada em 2013 devido a mudança, vamos tentar preencher sozinhos. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que minha experiência foi útil para vcs... foi exatamente por pessoas como vcs que eu resolvi escrever esse post... aproveita esses 6 meses de "pausa" nos processos e estude bem os formulários. Não é um bicho-de-sete-cabeças, tanto que a gente pagou para a empresa fazer o nosso, mas eu mesma preenchi o do meu irmão... e deu certo! Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
    2. Pati, muito querida vc por nos dar a dica, espero que nesses 6 meses eu possa estar interada de tdo sobre os forms. sabe quando entrei em seu blog, vi que vcs ja foram a saskatoon , esta tbem é uma opção p/ nos,temos amigos la. meu nome e Rita, sei que vc esta em correria , obaaaa reta final que delicia, bem vou deixar meu e-mail, por favor envie o seu, assim podemos trocar e-mails ok. rita.nj@hotmail.com BOA SORTE EM TDO !

      Excluir
    3. Pati, fico feliz que tenha dado tudo certo pra vocês e que se desligaram da Interapoio a tempo. Entrei com o processo de imigração também em 2008 e também com a Interapoio. Ao ler sua história, me deparo com a minha... Não faziam o que haviam prometido, o Francisco nunca estava, responder e-mails era um custo!!! Erros e mais erros, UNBELIEVABLE!!! Eles fizeram o pagamento da taxas para uma família de dois adultos e dois menores, qdo somos 4 adultos!!! Quando eu percebi, entrei em contato até com o RONEN, advogado canadense deles para que concertassem o erro. Mas, infelizmente, meu processo teve um final nada feliz. Lembra-se quando alteraram a lista de ocupações (NOC)? Pois é. O meu 3141 (professores de língua) caiu. Recebi telefonema deles dizendo que, infelizmente meu processo não havia sido aprovado por insuficiência de pagamento.Eles NÃO CORRIGIRAM O ERRO!! Quando pedi que enviassem os documentos todos, enrolaram, tive que falar com o RONEN e o FRANCISCO, ambos extremamente rudes. Quando enviaram os documentos escaneados... a data estava mal-e-porcamente RASURADA!!! Ou seja, eles devem ter recebido a carta do consulado com tempo suficiente para recorrer, mas como não dão a atenção devida aos casos, deixaram passar e perderam o prazo. Aí, como o NOC havia caído, não havia mais o que fazer. Perdi minhas chances.
      Minha amiga, que já havia entrado com o processo - também pela Interapoio - e que por erro deles teve que fazer o processo DUAS vezes, se desligou da Interapoio e finalmente conseguiu o visto. Mudam-se para lá em Novembro. :-)
      Espero que estejam muitos felizes!

      Excluir
    4. Oi, Alice!
      Fiquei chocada com sua história... e eu achando que eles tinham me prejudicado... vc foi MUITO mais prejudicada!!!!!
      Mas espero que vc não tenha desistido de procurar outras alternativas... além do FSW (que está para mudar e, provavelmente, vai deixar de exigir certos NOCs), tem também os provinciais. Dê uma lida no site para ver se vc se encaixa em algum processo... mas não desiste não!!!! Se precisar de algo, me avise.
      Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
    5. Poxa,

      Estou surpreso com estas alegações contra a Interapoio. Fiz meu processo com eles em 2006 e indiquei mais outros dois casais e todos tiveram sucesso e fomos muito bem atendidos. Acho que uma boa conversa com o pessoal lá resolveria estas questões, pois trata-se de uma empresa que nos ajudaram muito.

      abraços,
      Andréia

      Excluir
    6. Andreia, eh exatamente por isso que o titulo do post eh "Interapoio - A nossa experiencia". Conheci pessoas que gostaram do servicos deles, principalmente na sua epoca (2006). Mas conheco muuuuuito mais gente que teve problemas como o meu ou ate piores, mais ou menos na mesma epoca que eu...
      Sorte sua que o seu deu certo. Sorte sua e das pessoas a quem vc indicou a empresa. Mas minha experiencia foi PESSIMA e ate traumatica. Eu nao indicaria nem ao meu pior inimigo. Juro.
      Vc disse que acha que uma boa conversa resolveria... eu passei mais de 2 anos tentando ter essa conversa... simplesmente nao aconteceu. Eles nao me antendiam NUNCA e mal respondiam e-mail... acredite, eu tentei!!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dupla, se eu soubesse td que sei hoje qdo comecei o processo, jamais teria fechado com a Interapoio... foi justamente o medo de errar que fez a gente cometer o maior erro...

      Mas agora tá acabando... em breve isso será apenas uma lembrança desconfortável. E nossa vida será como tanto planejamos!!!

      Super beijo!

      Excluir
  3. Pati eu adorei seu relato e assino embaixo tudo o que você escreveu! Eles realmente tratam a gente com descaso. Eu ia até escrever um post sobre eles pensando nas pessoas que pensam em contratar os serviços deles...eles cobram uma bica para simplesmente preencher papeis. A nossa situação no consulado não é vista com outros olhos por estarmos sendo representado por eles, pior que eu sabia disso mas eu já vinha de outras decepções de tentativas frustadas de imigrar que optamos por contratar os serviços. Se eu soubesse que havia como cancelar eles de serem nosso representante eu já o teria feito, só que como fui descobrir só agora através de vocês eu vou deixar do jeito que esta mesmo...só nos falta serem entregues os passaportes com os vistos (tomara). Como já havia dito, vou repetir caso alguém leia o comment aqui. Fizemos os exames dia 03/07 e por mim tudo estaria entregue no consulado no dia 04/07. Eles ficaram de preencher os forms com as atualizações dos docs e demoraram uns 10 dias para nos entregar e quando chegou a surpresa, varias coisas erradas e que eu não tive paciência de mandar de novo e aguardar sabe deus mais quanto tempo. Eu mesmo preenchi e entreguei lá na quarta ou quinta feira passadaEE. Deixei na mão de outra pessoa lá pois a pessoa responsável não havia chegado (10am) e na esperança de entregarem no dia seguinte no consulado. Só que eles disseram que iriam entregar hoje 16/07 e amanha vou ligar lá pra saber se foi entregue mesmo pois temos prazo de 30 dias após recebimento da carta e dia 26/07 completará os 30 dias. Ah, quando eu entreguei lá para essa outra pessoa, mais tarde eu telefonei pra saber se a pessoa certa havia pego tudo certinho, afinal nossos passaportes estão ali né? Sabe o que ela me respondeu, peguei sim só que não terei tempo de verificar hoje entao amanha dou uma olhadinha...vai pra puta que o pariu né? Se tivesse entrado no trabalho na hora talvez conseguisse dar conta dos deveres.
    Bom, resumindo é uma empresa que não indico a ninguém. Quem for aplicar, siga dicas de blogs, pergunte aos blogueiros que tenho certeza que terão um melhor retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alline, nossos processos são mesmo gêmeos... rsrsrrs... até o problema da Interapoio tá igual!!!

      Faça um post sobre isso no seu blog tb, qto mais informação sobre isso tiver nos blogs, menor a chance de alguém cair na mesma besteira que a gente...

      Vai ter encontro de imigrantes em Sampa dia 19/08, bem que vcs poderiam ir, né?

      Vamos nos falando. Qq notícia sobre os passaportes eu te escrevo (e vice-versa!!!)

      Beijos
      Pati

      Excluir
  4. Pati,
    Meu comentário não tem muito a ver com o seu post, que aliás foi bem escrito.
    Que bom que vc vem para Calgary. Claro! que vc já deve saber mas tem alguns bons hospitais aqui. Eu moro perto do hospital da criança. Com certeza não vai ser difícil achar trabalho para vcs.

    O meu blog, tem muita coisa da cidade de Calgary, se precisar pode pesquisar lá.

    Abraços e Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!!!

      Seu blog já virou leitura obrigatória para mim!!! Sempre dou uma passadinha por lá!

      Para a minha profissão, oferta de emprego tem de monte... o difícil é conseguir a licença para trabalhar... mas já estamos batalhando isso, e se Deus quiser vai dar certo!

      Fizemos o exame médio em 02/07 (chgaram a Ottawa em 10/07) e entregamos os passaportes no consulado dia 04/07... se o passaporte ficar pronto rápido, pretendemos embarcar agora em outubro!!!

      Continua escrevendo no seu blog, pq eu tô sempre lendo!!! :-)

      Beijos,
      Pati

      Excluir
    2. Pati, como é o processo de validação para exercer medicina?

      Beijos

      Excluir
  5. Pôxa, Pati

    Vim correndo ler seu post quando falou da Interapoio porque eles são meus representantes... estou com o pedido de exames médicos em mãos desde sexta-feira e, como há apenas um médico em Salvador credenciado, estamos esperando até próxima sexta para a consulta, já que esse é o dia reservado em sua agenda para os futuros imigrantes..
    Vou 'chegar junto' com relação à entrega de exames médicos e passaporte no consulado e, se for o caso, pego um avião e vou pessoalmente a São Paulo para tal! Somos uma família de 4 (crianças de 6 e 2 anos) partindo, também, para Calgary. Provavelmente em pleno inverno, ai ai. Pelo menos essa notícia de que a fase de espera do visto dura em torno de três semanas é animador!!! Próxima ansiedade: como validar diploma de psicóloga e procurar emprego na área. Tem alguma idéia de onde posso buscar essa informação?? Não encontro um brazuca psicólogo para me ajudar nessa empreitada! Sou advogada também, mas isso aí vou ter que deixar na gaveta, né?
    Quem sabe não vou nesse encontro de imigrantes em agosto?? TEnho uma sobrinha nascendo em Sampa final de julho e, provavelmente, irei visitá-la no próximo mês!!
    Beijos e boa sorte
    PS: estou também começando um blog... passa lá!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pati,
    A minha experiência com eles foi boa, o Francisco sempre foi bacana comigo e sempre me respondeu todos os emails. Inclusive comecei meu processo estando ainda nos EUA e eles cuidaram de tudo pra mim, mas com certeza eles pisaram na bola feio com vc, eu sinto muito em saber de tudo isso.
    Mas, quanto as pessoas que querem fazer o processo sozinhas, eu acho que devem ter muita certeza antes, pq eu já vi muita gente se dando mal por besteira. A Interapoio não é a única a fazer o processo pro Canadá, tem muita gente séria trabalhando com isso. Vale a pena dar uma pesquisada antes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Uma pena vcs terem passado por isso. Eu sou pão dura de mais pra pagar esse tipo de serviço e fiz tudo por conta. Já meu primo teve o processo devolvido 3 vezes por bobagem e agora o FSW está fechado - me pergunto se ele tivesse contratado alguém não teria passado por isso. Enfim, nunca se sabe. O importante é que no final, tudo dá certo!

    ResponderExcluir
  8. Passamos pelo mesmo problema com esta péssima e safada empresa, nos vendem uma coisa e não nos entregam nada...
    Pati como voce perdemos 06 preciosos meses de proceso, que na prática se tornaram um ano e meio...Resumindo havia tanto erro que o consulado nos escreveu nos avisando que o nosso processo seria diretamente passado a nós.
    Esses 06 meses de atraso da Interapoio, juntando as mudanças no processo, nos deixaram até agora um ano e meio pelo caminho.
    Resumo da ópera ainda estamos esperando os pedidos de exame médico.
    Um dica a quem vai entrar no processo, faça voce mesmo!!! Quem conhece melhor a sua vida é voce mesmo!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Pessoal,

    O relato de vocês é muito esclarecedor e importante, já que estava pensando em contratar a Interapoio.

    Algum de vocês sabe de alguma assessoria séria e bem reconhecida no mercado, e que não tenha pisado na bola com os clientes, dessa maneira,

    Abraços,

    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, eu sinceramente acho que o melhor mesmo é fazer sozinho... vc vai perder um tempo entendendo e checando os formulários, mas a vantagem é a certeza de que vc está fazendo o seu melhor. Não conheço nenhum representante que trate o processo dos clientes como se fosse o próprio...

      Excluir
  10. Gente, fiquei chocada com esses posts... Estava superanimada, decidi iniciar o processo e uma amiga que já está em Ontario me indicou a Interapoio... Somos uma família de 5. Eu, meu marido e três filhos. Sou enfermeira e meu marido trabalha com reformas.. Moro em Caxias do Sul e agora não sei por onde começar.. Vcs poderiam me dar umas dicas? Qual o primeiro passo, sem assessoria?

    ResponderExcluir
  11. Prezados,

    Aqui é Francisco, proprietário da Interapoio, empresa esta que existe legalmente desde 2002 onde já assessoramos centenas de pessoas a imigrarem ao Canadá. Venho por meio desta desmentir o que foi postado pela Senhora Patrícia e o Senhor Eduardo Temperine que foram clientes que conseguiram nossos de 2009 a 2012.
    O tempo de duração do processo foram 3 anos e isto não tem nenhuma relação com a falta de comprometimento da Interapoio. É de conhecimento de todos que este processo pode demorar 3 anos e várias pessoas que aplicaram neste mesmo período aguardaram todo este tempo também.
    SEMPRE respondemos as dezenas de email do Eduardo questionando sobre o trâmite de seu processo. Posso provar isto pela minha caixa de emails itens enviados.
    Entrarei com um processo judicial no Brasil e outro no Canada por injurias e difamação.
    Estou a disposição de todos em esclarecer tal fato pelo email francisco@interapoio.com.br ou meu celular 11 98763-3650.
    Grato,
    Francisco

    ResponderExcluir
  12. Oi Pati, Boa noite!!
    Obrigado por compartilhar sua experiência, estou querendo obter um visto de turista para o Canadá e me indicaram a Interapoio para intermediar o processo, não tenho interesse em imigrar, apenas passear mesmo. Mandei um e-mail para eles e o Francisco me respondeu passando o custo total da assessoria desse processo em R$800,00. O que você acha? Vale a pena? Tenho dúvidas porque se eu fosse fazer o processo sozinho teria muita dificuldade principalmente na questão do Inglês no preenchimento dos diversos formulários, e agora que li seu relato, fiquei um pouco temeroso em ter problemas com a Interapoio também. Desde já obrigado!!

    ResponderExcluir