quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Saskatchewan Immigrant Nominee Program - SINP

Com a crescente dificuldade em cumprir os pre-requisitos para aplicar para imigracao pelo Federal Skilled Worker, os programas de imigracao provinciais estao se tornando cada vez mais procurados. O Saskatchewan Immingrant Nominee Program (SINP), que ate pouco tempo atras era desconhecido, tem despertado muito interesse entre os candidatos aa imigracao. Como eu moro em SK, tenho recebido muitas perguntas sobre esse processo. Por isso, resolvi escrever um pouco sobre ele aqui...

SK eh uma provincia situada na parte central do Canada, nas chamadas "prairies", entre Alberta (onde fica Calgary) e Manitoba (onde fica Winnipeg). Eh uma provincia basicamente plana, diferente da vizinha Alberta, que eh famosa pela presenca das "Rocky Mountains". Apesar de seu amplo tamanho, SK tem apenas cerca de 1 milhao de habitantes. As princiais cidades de SK sao Regina (capital; pouco mais do que 190.000 habitantes na cidade ou 210.000 na regiao metropolitana, de acordo com o censo de 2011) e Saskatoon (linda cidade onde eu moro; pouco mais do que 220.000 habitantes na cidade ou 260.000 na regiao metropolitana, de acordo com mesmo censo). Uma das mais conhecidas caracteristicas de SK eh o seu rigoroso inverno. De fato, o inverno aqui eh extremamente longo (esse eh meu terceiro inverno aqui, e em todos eles tivemos neve do final de outubro ate o mes de abril) e intenso. As temperaturas durante o inverno todo sao negativas, com muitos episodios extremos de "windchill", eventualmente chegando a absurdos -50C de sensacao termica. Eh claro que tudo aqui eh preparado para o frio, e mesmo nesses dias de temperaturas baixissimas, todos trabalham e estudam normalmente. Mas a boa noticia eh que o verao aqui eh mesmo quente. Embora curto, as temperaturas chegam a mais de 30C, e os dias se tornam deliciosamente longos (amanhece antes das 5h e escurece mais de 21h30). Outra caracteristica do clima de SK eh que aqui experimentamos de fato 4 estacoes, cada uma com sua caracteristica, todas especiais!

Agora falando do processo de imigracao para SK: o SINP se declara mais rapido e eficiente do que o processo federal. Para manter isso, eles estipulam um "threshold" de aplicacoes que eles avaliam por ano. Por isso, quem se qualifica deve aplicar o mais rapido possivel, para garantir que seu processo sera aceito com as regras atuais (se atingirem o numero maximo de aplicacoes e voce tiver que esperar o ano seguinte para aplicar, as regras podem mudar e voce deixar de cumprir os requisitos, como aconteceu com o FSW alguns anos atras). Esse processo se da em duas grandes e importantes etapas:
1- Aplicacao para o SINP propriamente dita: nessa fase, voce devera aplicar online, provando que voce cumpre os criterios de elegibilidade. Se aprovado, voce recebera uma "nomination letter", e seu processo sera encaminhado aa segunda fase.
2- Aplicacao para Permanent Residence: voce devera, portando sua "nomination letter", aplicar para um visto de PR junto ao Central Intake Office (CIO) em Sydney, Nova Scotia. La eles avaliarao seu Criminal Record e solicitarao exames medicos e, se tudo correr bem, emitirao seu visto de PR.

Para poder aplicar por esse processo, voce precisa cumprir os criterios de elegibilidade, que voce pode conferir aqui.Voce tambem pode ver o guia completo, clicando aqui.

Lembrem-se sempre de procurar informacoes oficiais. Esse blog nao tem nenhuma intencao de servir como guia de imigracao. E eu nao sou consultora de imigracao tambem. Minha intencao eh apenas divulgar novas possibilidades para aqueles que ainda estao no Brasil, querendo muito uma chance de mudar de vida...


19 comentários:

  1. talvez eu visite Regina no verao ... a opçao 1 é Victoria, a 2 é Regina e a 3 é Winnipeg :-) conhecer **o lado de la** rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena sim conhecer o "lado de ca". Victoria (BC) eh MARAVILHOSA!!!! Mas se vc vier mesmo a SK, nao va so a Regina. Programe-se para dar uma passadinha em Saskatoon e me dar um "oi"... rsrsrs

      Excluir
  2. Eu moro numa cidade de B.C bem perto de Vancouver. Nunca vou a Vancouver, nao tem nada la que nao tenha na minha cidade, entao so digo que eh perto para situar a localizacao no grande \Canada. Bem, nao consegui ler tudo, pque qdo cheguei na parte que vc escreveu que em Saskatoon neva de outubro a abril, eu pensei : OMG,eles devem pagar para alguem querer morar ai. Serio, mesmo morando no Canada, eu arrepiei pque neve durante 6 meses deve deixar as pessoas meio meio assim sabe? Aqui neva no maximo 1 semana ou 2 por ano e eu fico bem cansada no final daquela sujeira que a neve deixa..com o ar frio. brrrrrr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... nao eh facil mesmo ficar tanto tempo com a neve... mas esse problema de "sujeira" que a neve deixa nos praticamente so vemos em abril mesmo... porque nos outros 5 meses a temperatura geralmente esta abaixo de zero, entao nao chega a derreter... mas eu juro que nao sou paga pra morar aqui! rsrsrs
      Meu irmao veio em 2009 porque aceitou um trabalho legal, e eu vim porque ele ja estava aqui. Mas tanto ele como eu (e o resto da familia que esta aqui tb) gostamos!

      Excluir
  3. Oi Patrícia! Seu post foi muito útil p/ mim.
    Estava pesquisando sobre a imigração provincial de Saskatchewan no google e encontrei seu blog. Pode ter certeza que vou virar leitora assídua!
    Meu marido e eu estamos cogitando a possibilidade de imigração FSW, mas as regras mudam a todo momento, então acredito que o programa de imigração provincial é menos complicado.
    Feliz 2014!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzi, que bom saber que te ajudei de alguma forma... eu sou apaixonada por SK. Uma província linda e acolhedura, com muito potencial! Tomara que dê certo pra vcs... nos vemos em breve! ;)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia, eu e minha noiva pretendemos aplicar para viver no Canada e gostaria de saber se voce poderia entrar em contato conosco para esclarecer algumas duvidas. Atendemos, com sobra, todos os requisitos, porem nao temos oferta de emprego. Agradeco sua resposta. Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonardo! Não sei como entrar em contato com vcs... mande-me um e-mail no paticuca@ig.com.br... por lá podemos conversar bastante! Aguardo seu contato!

      Excluir
  6. Grato por clarear algumas de minhas duvidas, fico feliz que pessoas como você auxiliam nós que queremos um modo de vida melhor.
    Já estou a 2 anos querendo ir pro Canada e a 1 pesquisando como imigrar, meu querer era de ir pro Québec mas está bem dificel en função disso, estava estudando o frances. Agora já penso no inglês. Meu plano é imigrar daqui a dois anos
    Tenho 23 anos e minha namorada 20 sou formado tecnico em refrigeração e climatização e quero imigrar pra SK, Regina vi em um site que o noc 7313 é um dos empregos que precisa.
    Espero que continue assim.
    Posso usar paticuca@ig.com.br pra me comunicar com vocês?

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem,
    Por favor te mandei um e-mail sobre dúvidas desta província no Canadá se puder me ajudar. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Patrícia! Iniciei minha pesquisa sobre imigração em SK e o primeiro site que vi mais detalhes foi o seu, gostei muito e vou te mandar um e-mail e continuar acompanhando seu blog, muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Oi vi que eles pagam pra morar ai.. Isso e verdade??? E só pra casal ou solteiro pode tbm?

    ResponderExcluir
  10. Oi vi que eles pagam pra morar ai.. Isso e verdade??? E só pra casal ou solteiro pode tbm?

    ResponderExcluir
  11. Olá bom dia, como estão? Espero que bem...sei que esse talvez não seja um local para informações, mas se possível gostaria de solicitar algum site de empreo para a localização de vcs...sou Técnico em segurança do trabalho e gostaria de me mudar para o Canada...se puderem me ajudar agradeceria muito e se possível me encaminhar via e-mail: geriokonrath@hotmail.com

    muito obrigado

    Rogerio Konrath

    ResponderExcluir
  12. Olá Pati. Gostei muito do seu post. É bom poder ler a opinião de uma brasileira sobre SK.
    Obrigada por contribuir sua experiência conosco. E se puder, fale pouquinho mais sobre custo de vida, salário mínimo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. pode me passsar seu email.
    o meu é oseu email o meu é barrosorismar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelas suas informações. Mais uma dúvida Saskatchewan tem algum lugar que neve por menos tempo? O problema é minha esposa. Estou procurando lugares que nevem menos. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Ola!!! Poderia informar sobre empregabilidade? É uma cidade que se tem dificuldade de arrumar emprego?

    ResponderExcluir