quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Despedidas do Brasil 3 - Rio de Janeiro

Eu só havia ido ao RJ 2 vezes... uma vez fui só a Trindade, nem cheguei à capital... a outra vez foi no Pan 2007... eu ainda era pobre universitária, e não tive dinheiro tempo para ir às atrações turísticas... não fui ao Cristo, não subi o Pão de Açúcar... dessa vez eu prometi a mim mesma que seria bem "turistona"!

Saímos de Sampa de carro, às 5h30 da manhã. A estrada foi tranquila até chegar em Belfort Roxo, qdo pegamos um belo trânsito. Após mais de 7 horas no carro, enfim chegamos à bela Rio de Janeiro!

Ficamos hospedados em Copacabana, a poucos metros do Copacabana Palace. Nosso Hotel foi o Atlântico Praia, que tem um belo potencial, mas ainda está em reforma. Qdo q reforma terminar, aposto que ele vai ficar beeem melhor!

Na própria sexta-feira fomos caminhar pela orla... fomos do Leme/Copacabana, passamos pelo Parque Garota de Ipanema, Pedra do Arpoador, passamos pela Praia de Ipanema e chegamos até o Leblon. Foi um passeio delicioso, com paradas em diversos pontos... pena que só os meninos conseguiram entrar no mar, que estava congelante!

A famosa calçada de Copacabana
Arpoador
Praia de Ipanema

Praia de Ipanema

No sábado acordamos cedo e fomos primeiro ao Pão de Açúcar. Foi a melhor coisa que fizemos, porque pegamos o lugar vazio! Na hora que estávamos saindo de lá, a fila para quem chegava estava enorme!!! O bondinho para primeiro da Morro da Urca, e depois sobe até o Pão de Açúcar. É um trajeto rápido, mas emocionante! A vista de lá é indiscritível. Só vendo para crer... 
Saindo de lá fomos à praia Vermelha (que é linda e suja), e depois ao Cristo. Decidimos não pegar o trenzinho que leva até lá. Subimos de carro e depois compramos o ingresso que nos dava direito a pegar a van até o Cristo. De lá a vista também é maravilhosa!!! São 710m de altura (e o Cristo tem outros 30m), de onde podemos ver a linda cidade que o Rio é. Depois fomos rumo ao centro, e vimos: Arcos da Lapa, Catedral Metropolitana de São Sebastião, Teatro Municipal, Paço Imperial e Igreja da Candelária.

Bondinho para o Pão de Açúcar
Vista de cima do Pão de Açúcar
Vista de cima do Pão de Açúcar

Praia Vermelha
Cristo Redentor

No domingo iniciamos o passeio pelo Leblon. Em seguida fomos ao Jardim Botânico (que espetáculo de lugar!!!!!) e depois à Lagoa Rodrigo de Freitas. Antes de pegarmos novamente a estrada, passeamos de carro até a Barra da Tijuca, já que aquele caminho a beira-mar antes de chegar na Barra é incrível! O caminho de volta acabou demorando bastante também, dessa vez por conta de um acidente na estrada... 

Jardim Botânico
Lagoa Rodrigo de Freitas

Já me disseram que minha boa impressão tem a ver com o fato de termos ido ao Rio no fds da eleição. Não sei se é isso mesmo, mas ficamos com uma impressão MARAVILHOSA de lá. A cidade é organizada, limpa (inclusive no centro) e bem policiada. Não vimos flanelinha e quase não vimos moradores de rua. O estacionamento nas ruas funciona com o tal do Rotativo. O preço é fixo (R$2,00) e vale para um período determinado de tempo, de acordo com a localização. Paramos em lugares onde o rotativo era de 2 horas e lugares onde era de 24h. Imagina em Sampa, pagar R$2,00 para estacionar por 24h???? Quem dera...
Resumindo: na minha opinião, o Rio tem uma beleza natural extremamente privilegiada e, pelo menos naquele fds, funciona beeeeem melhor que São Paulo. Fiquei positivamente surpresa!!!

Para quem não conhece, recomendo o Rio fortemente. Pricipalmente nesse período pré Copa e Olimpíadas!

3 comentários:

  1. Oi Pat!

    Que bom que gostaram aqui do Wild Wild Rio! Vocês estiveram em locais realmente especiais e nos finais de semana o transito é bem mais tranquilo! :)

    Se tiverem ainda um tempinho antes do embarque, recomendo fortemente um final de semana em Buzios! É um lugar privilegiado pela beleza e por praias limpíssimas! Vale realmente a pena!

    Bjjjjjs da Dupla ainda Carioca (e breve Canadense, hopefully ! rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostaram daqui!! Eu amo essa cidade!!! Ela é realmente maravilhosa!!!!

    Te mandei email antes denir ora sampa, mas fomos muito rapido mesmo.. Demoramos menos do que imaginavamos e fomos pro Guaruja (oi?) rs..

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pati!
    Que viagem deliciosa pelo Brasil!Vcs estão fazendo o certo, levando as melhores lembranças daqui.
    O Rio realmente é maravilhoso.Já tinha bastante tempo que n ia por lá e este ano fui por duas vezes e fiquei encantado com a cidade maravilhosa, limpa, policiada e linda!C-Ya in YYZ!bj

    ResponderExcluir