terça-feira, 9 de outubro de 2012

Despedidas do Brasil parte 2 - Salvador

A segunda parada da nossa despedida do Brasil foi em Salvador. Por mais triste que pareça, eu nunca havia ido à Bahia. Eu não queria ir embora do país sem conhecer pelo menos Salvador, principalmente pela importância histórica que tem.

Embarcamos numa sexta-feira pela manhã, e voltamos na madrugada de segunda para terça-feira.

Sexta: chegamos em Salvador à tarde, e a caminho do hotel já tivemos a primeira ótima impressão do povo baiano: o taxista que nos levou até o hotel, que ficava na Barra, foi incrivelmente simpático. Apesar de ter cobrado preço fixo (e, portanto, não ter nenhum ganho com a demora no trajeto), fez um pequeno "tour", explicando para a gente as coisas que víamos pelo caminho. No final da tarde fomos ao Boulevard 161, onde havíamos marcado um encontro de imigrantes com o pessoal de lá. Foi MARAVILHOSO! Além de conhecer essas pessoas incríveis (Marcelo e Verônica, do blog "Canadá em Calda", Juliana e Marcondes, do blog "Ice Dendê", além de Otavio e seu filhinho Christian), tive o privilégio de tê-los conhecido num dia de imensa felicidade. Foi nesse dia que os passaportes com vistos de Marcelo e Verônica e a cidadania do pequenino Christian ficaram prontos. Depois de uma longa e cruel espera, o momento da comemoração havia chegado. E eu estava lá para participar!!!! Obrigada por esse encontro! Saí de lá com a certeza de que outros virão, mas dessa vez em terras canadenses!!!

Encontro de Imigrantes - Boulevard 161 - Salvador - 28/09/12

Sábado: fizemos um percurso da Barra (Cristo), onde ficamos hospedados, até o Pelourinho, passando pelo Mercado Modelo. Todo esse trajeto, IDA E VOLTA, foi realizado a pé!!! Andamos literalmente o dia inteiro, mas pudemos conhecer tudo com mais detalhes do que teríamos conhecido de dentro de um taxi... Nosso trajeto foi: Cristo - Praia do Farol da Barra - Farol da Barra - Praia do Porto da Barra - Solar do Unhão - Mercado Modelo - Elevador Lacerda - Pelourinho - volta para a Barra (andando pela Avenida Sete de Setembro). À noite fomos ao Bar Barravento, na orla, onde o pessoal experimentou a famosa Lambreta. Eu não tive coragem... rsrsrrss

Praia do farol da Barra

Farol da Barra

Elevador Lacerda
Elevador Lacerda com Mercado Modelo e Forte de São Marcelo ao fundo

Pelourinho

Farol da Barra à noite

Domingo: pegamos um tour privativo para as praias do Litoral Norte. Saímos às 9h e voltamos depois das 17h. O guia que nos levou era também incrivelmente simpático. Fez questão de nos mostrar tudo, e deixou a programação na nossa mão. Fomos primeiro a Guarajuba (lugar maravilhoso!!!!!), depois Praia do Forte (onde tem o Projeto Tamar), e na volta paramos na famosa praia de Itapuã (onde vimos o lindo farol ao pôr-do-sol). Antes de nos devolver ao hotel, o guia ainda parou para experimentarmos o famoso Acarajé da Cira.

Guarajuba

Praia do Forte
Projeto Tamar - Praia do Forte

Farol de Itapuã

Famoso acarajé da Cira

Segunda: pegamos o barco próximo ao Mercado Modelo e fomos até a Ilha de Itaparica, onde passamos a tarde. Praia limpa e bem calma... linda! No final da tarde voltamos de barco, e às 18h30 pegamos o taxi rumo ao aeroporto. Incrivelmente o trajeto entre a Barra e o aeroporto demorou 2 horas!!! Trânsito parado, que não perdeu nada para os engarrafamentos típicos de Sampa!!!

Barco para Itaparica

No barco

Itaparica

Conclusões: Salvador vale a pena conhecer! Por mais manjados que esses cometários possam parecer: as praias são lindas mesmo, as pessoas são tranquilas mesmo, a comida é boa mesmo...

Próxima parada: Rio de Janeiro!!!! (próximo post)

5 comentários:

  1. Oi Pati!!!

    As fotos estão ótimas!!!!! Vcs viveram a Bahia intensamente!!! Que bom que gostaram e o tempo colaborou !!!!!
    Também ficamos muuuuuito felizes em tê-los por aqui! Nosso encontro foi mesmo especial!!!!
    Agora é no Canada!!!!!
    Super beijo, lembranças a todos!
    Veo

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotos, Pati!As próximas vamos tirar em Toronto, ok?Estamos aqui no maior corre-corre desde aquele final de semana q nos encontramos.Ap vendido, vendendo tudo do ap e arrumando as bagagens para mudança!C-Ya in Canada!bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas fotos, Pati. Essa cidade é linda mesmo!!! (rs) Espero visitar os lugares que você visitou quando aqui estiver como turista!!! No mais, está mais do que marcado um novo encontro em Calgary, viu, Marcelo?? Esperaremos vocês e Otávio em Alberta antes de irmos ao 'Centro do Universo"

      beijos e boa semana

      Excluir
  3. Pati!!!

    Voces viajam quando???Vao pra Calgary mesmo???

    Nos vamos quinta que vem, dia 18!!

    Espero podermos nos encontrar por lá em breve!

    Beijos Marina

    ResponderExcluir